DISCIONÁRIO NAVAL
A |
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A RÉ |
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Significa: ATRÁS. Por exemplo, se um objeto estiver mais para a popa do que outro se diz que ele está Ante-a-Ré (AAR) dele. |
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A VANTE |
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Significa: FRENTE. Por exemplo, se um objeto estiver mais para a proa do que outro se diz que ele está Ante-a-Vante (AAV) dele. |
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ABICADA |
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Embarcação encontra-se abicada quando navega com a proa baixa, ou seja, calado a vante maior que calado a ré. |
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ADERNAR |
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É a inclinação para um dos bordos da embarcação e é medida em graus, o mesmo que banda. |
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ADRIÇA |
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Cabo utilizado para içar as velas e a Bandeira. |
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ADUCHAR O CABO |
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Amarrar bem um cabo. |
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ALAR O CABO |
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É o ato de puxar um cabo. |
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ALHETA |
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Ponto na embarcação entre o través e a popa. |
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AMADOR |
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Todo aquele com habilitação certificada pela Autoridade Marítima para operar embarcações de esporte e/ou recreio, em caráter não profissional. |
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AMARRA |
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Cabo ou corrente que liga o ferro à embarcação. |
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AMURA |
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Parte do barco entre o través e a proa, o mesmo que bochechas. |
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ÂNCORA |
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Comumente chamada de ferro, é utilizada para fundear o barco. |
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ÂNCORA ALMIRANTADO |
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Embora não seja a mais leve nem a mais fácil de ser estivada, esta âncora é muito eficiente em circunstâncias extremamente desfavoráveis de mar e vento. É o ferro tradicional, contém dois braços e cepo perpendicular, que facilita o unhar do ferro no fundo. |
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ÂNCORA COGUMELO |
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É a mais usada em amarrações fixas, e, sendo pesada, é eficiente em fundo de lama. Usada pela Marinha do Brasil para fundear bóias de sinalização. |
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ÂNCORA FATEIXA |
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Âncora de 4 a 5 patas, boa para ser usada em fundo de pedra, de fácil armazenamento é indicada para barcos pequenos, infláveis e etc. |
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ÂNCORA GARATEIA |
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Também chamado de busca-vidas, é uma fateixa sem patas, usada para rocegar, isto é, procurar objetos perdidos no fundo, como âncoras, amarras, motores de popa e etc. |
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ANCORADOURO |
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Lugar relativamente abrigado de vento e correnteza, próprio para a fundeio de embarcações. |
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ANCOROTE |
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Ferro pequeno utilizado em barcos menores, ou ainda, para algumas manobras. |
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ANETE |
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Argola da haste do ferro para fixação da amarra. |
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APITO CURTO |
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Conforme o (RIPEAM - Regra 32-b), apito curto significa um som de duração aproximada de 1 segundo. |
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APITO LONGO |
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Conforme o (RIPEAM - Regra 32-b), apito longo significa um som de duração aproximada de 4 a 6 segundos. |
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ÁREAS DE NAVEGAÇÃO |
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São as áreas onde uma embarcação empreende uma singradura ou navegação, e são dividas em mar aberto e interior. |
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ARQUEAÇÃO |
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É a expressão do tamanho total da embarcação, determinada em função do volume de todos os espaços fechados. Apenas as embarcações com comprimento maior ou igual a 24 metros deverão ser arqueadas. |
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ARRAIS AMADOR |
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O Arrais Amador é a pessoa maior de 18 anos habilitada pela Autoridade Marítima a conduzir embarcações nos limites da navegação interior, estabelecidos pela Capitania dos Portos em cada local. |
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ARRIAR O CABO |
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Soltar um cabo aos poucos. |
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ARRIBAR |
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Afastar a proa do vento. |
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AVISO AOS NAVEGANTES |
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Divulgados pela DHN informam as alterações ocorridas nas áreas marítimas, fluviais e lacustres, do Brasil e de países estrangeiros, que afetam a segurança da navegação e outras ocorrências pertinentes à segurança da navegação. |
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B |
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BADE |
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Abreviatura de Boletim de Atualização de Embarcações. |
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BALIZAMENTO |
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É o conjunto de sinais fixos e flutuantes, cegos e luminosos, que demarcam os canais de acesso, áreas de manobra, bacias de evolução e água seguras e indicam os perigos à navegação, nos portos e seus acessos, baías, rios, lagos e lagoas. |
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BALIZAS |
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São sinais visuais cegos, constituídos por hastes de ferro, concreto ou mesmo de madeira, de altura adequada às condições locais, fixadas, normalmente, sobre pedras isoladas, bancos, ou recifes e destinam-se a fornecer indicações ao navegante durante o período diurno. |
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BANDA |
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É a inclinação para um dos bordos da embarcação e é medida em graus, o mesmo que adernar. |
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BANZEIRO |
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Ondas provocadas pelo deslocamento de embarcações, também chamado de mareta. |
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BARCO |
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Toda construção feita de madeira, ferro, aço, fibra de vidro, alumínio, ou da combinação desses e outros materiais que flutua, sendo especificamente destinada a transportar pela água, pessoas ou coisas. |
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BARLAVENTO |
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É a direção de onde vem o vento, oposto a sotavento. |
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BARÔMETRO |
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Aparelho que mede a pressão atmosférica. Normalmente quando o ar está aquecido e o barômetro desce é sinal de chuva, como regra geral, barômetro em ascensão significa bom tempo e em queda significa tempo ruim. |
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BCEM |
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Abreviatura de Boletim de Cadastramento de Embarcação Miúda. |
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BICO DE PROA |
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Parte extrema da proa de uma embarcação. |
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BITOLA |
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É o diâmetro de um cabo. |
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BOCA |
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É a maior largura de uma embarcação. |
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BOCHECHAS |
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Parte do barco entre o través e a proa, o mesmo que amura. |
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BÓIA DE ARINQUE |
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Bóia amarrada a um cabo, denominado de cabo de arinque, presa à cruz do ferro. |
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BÓIAS |
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São corpos flutuantes, de dimensões, formas e cores definidas, fundeadas por amarras, ferros ou poitas, em locais previamente determinados.Podem ser luminosas, quando providas de aparelho de luz, ou cegas, destinando-se, respectivamente, a orientar a navegação de dia e de noite, ou apenas no período diurno. |
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BOLINA |
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Lâmina de ferro, madeira, fibra ou chumbo, presa à quilha e que evita o deslocamento lateral da embarcação de vela. |
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BOMBORDO |
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Ë o lado esquerdo da embarcação para quem olha para a proa. |
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BORDA-FALSA |
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É o parapeito do navio no convés a fim de proteger as pessoas e o material evitando que caiam no mar. |
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BORDA LIVRE |
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É a distância entre a linha d’água até a borda. |
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BORDOS |
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São os lados de uma embarcação. |
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BORESTE |
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É o lado direito da embarcação para quem olha para a proa. |
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BRANDAIS |
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São os cabos que sustentam o mastro no sentido da borda do barco. |
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BÚSSOLA |
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Bússola, agulha magnética ou simplesmente agulha, é um instrumento de medida de direções, sua presença em embarcações amadoras é mandatória, exceção feita, é claro, as embarcações miúdas. |
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C |
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CABECEIO |
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Cabeceio é o movimento de oscilação horizontal no sentido proa-popa quando a embarcação navega com ondas de frente e de lado. |
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CABEÇO |
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Estrutura de ferro maciça, encravada no cais, ou aos pares, junto à amurada da embarcação, destinada a agüentar as voltas dos cabos de amarração. |
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CABOS |
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São as cordas de um barco. Os velhos cabos de fibras vegetais, sisal, linho, algodão e outros, usados antigamente, foram substituídos pelos de fibras sintéticas que, embora sejam mais caros, tem maior durabilidade, pois não apodrecem, além de terem uma resistência à tração cerca de 6 vezes maior. |
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CADASTE |
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Peça semelhante à roda de proa, constituindo o extremo da embarcação a ré. |
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CALADO |
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É a altura entre a linha d'água até uma linha horizontal que passa pela quilha da embarcação. |
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CAMBAR |
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Virar de bordo. |
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CANA DE LEME |
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Parte do aparelho de governo da embarcação, peça que o piloteiro segura. |
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CAPITANIA DOS PORTOS |
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É o órgão responsável em fiscalizar o tráfego aquaviário nos aspectos relativos à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição ambiental, bem como o estabelecimento de normas e procedimentos relativos à área sob sua jurisdição. |
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CAPITÃO AMADOR |
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O Capitão Amador é a pessoa maior de 18 anos habilitada pela Autoridade Marítima a conduzir embarcações em navegação oceânica. |
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CARENA |
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É a parte do casco abaixo da linha d’água. |
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CARTA N° 12.000 |
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A Carta N° 12.000 - INT 1 - Símbolos, Abreviaturas e Termos é uma publicação náutica obrigatória é contém todos os símbolos, abreviaturas e termos utilizados tanto nas cartas nacionais como nas internacionais. |
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CARTA NÁUTICA |
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É a representação gráfica sobre uma superfície plana de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação; são geralmente construídas na Projeção de Mercator e representam inclusive os acidentes terrestres e submarinos. |
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CASCO |
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É o corpo da embarcação sem a mastreação, aparelhos, acessórios, motores ou qualquer outro arranjo. O casco não possui uma forma geométrica definida sendo a sua principal característica ter um plano de simetria. Da forma adequada do casco dependem as qualidades náuticas de um barco: resistência mínima a propulsão; mobilidade e estabilidade. |
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CATAVENTO |
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Engenhoca que indica a direção e a velocidade do vento. |
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CATURRAR |
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Balanço longitudinal de proa a popa quando navegando com ondas de frente. |
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CAVERNAS |
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São as costelas da embarcação, presas a quilha, que permitem dar forma ao casco. A caverna principal é chamada de caverna mestra e é geralmente localizada na boca máxima da embarcação. O conjunto das cavernas é chamado de cavername. |
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CHA |
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Abreviatura de Carteira de Habilitação de Amador. |
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COCAS |
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Pequenas torções nos cabos. |
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COMANDANTE |
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Também denominado Arrais, Mestre ou Capitão, é a designação genérica do tripulante que comanda a embarcação. É o responsável por tudo o que diz respeito à embarcação, por seus tripulantes e pelas demais pessoas a bordo. |
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COMPRIMENTO |
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Medida de proa à popa, ou de roda a roda. |
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COMPRIMENTO DE ARQUEAÇÃO |
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É a medida de proa a popa, dentro da embarcação e fornece a capacidade de armazenamento do barco. |
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COMPRIMENTO DE RODA A RODA |
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É o comprimento total do casco, excluídos eventuais suplementos, como motor de rabeta, plataformas, pranchas. |
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CONTORNO |
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É a medida de um bordo ao outro passando pela quilha, sem contar a bolina, no caso de embarcação de vela. |
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CONVÉS |
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Qualquer dos pavimentos a bordo. |
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CORRENTE DE MARÉ |
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É o movimento horizontal da massa líquida em função das atrações da Lua e do Sol sobre a Terra. |
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COSTADO |
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É a parte do casco acima da linha d’água. |
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CROQUE |
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Haste com gancho curvo para auxiliar nas manobras de atracação, resgate de bóias, etc. |
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CUNHO |
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Peça de metal ou plástico que se fixa na amurada da embarcação ou nos lugares por onde possam passar cabos para amarração das espias. |
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D |
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DERRABADA |
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Embarcação encontra-se derrabada quando navega com a proa alta, ou seja, calado a vante menor que calado a ré. |
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DESBOLINAR O CABO |
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Tirar as cocas do cabo. |
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DESLOCAMENTO |
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É o peso da água que a embarcação desloca navegando em águas tranquilas. O deslocamento é expresso normalmente em toneladas. |
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DGPS |
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O DGPS ou GPS diferencial é um módulo de correção de posicionamento que baseado em satélites terrestres, é cerca de 10 vezes mais preciso que o GPS. |
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DINGUE |
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Pequeno barco utilizado para emergências. |
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DIREÇÃO RELATIVA |
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As direções são sempre informadas(ou informadas) com três dígitos usando zeros se necessário: 35° quer dizer zero-três-cinco (035°) relativos. |
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DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO |
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A Diretoria de Hidrografia e Navegação - DHN é responsável pelas publicações náuticas, como: roteiros, tábua das marés, cartas náuticas e principalmente pelo edição do Aviso aos Navegantes. |
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DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS |
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A Diretoria de Portos e Costas - DPC, tem a função de estabelecer as normas de tráfego e permanência nas águas nacionais para as embarcações de esporte e/ou recreio. |
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DPEM |
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É o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por suas Cargas. |
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DRACONES |
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Dispositivos de plástico ou borracha, que transportam líquidos de forma submersa. |
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DVC |
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Dentro dos limites de Visibilidade da Costa. |
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E |
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ECOBATÍMETRO |
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O ecobatímetro, ecossonda, sonda é um aparelho eletrônico utilizado para determinar a profundidade através de um sinal eletroacústico. |
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EMBARCAÇÃO |
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Qualquer construção, inclusive as plataformas flutuantes e as fixas quando rebocadas, sujeita à inscrição na Autoridade Marítima e suscetível de se locomover na água, por meios próprios ou não, transportando pessoas ou cargas. |
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EMBARCAÇÃO AUXILIAR |
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É a embarcação miúda que é utilizada como apoio de outra embarcação, com ou sem motor de popa e neste caso não excedendo a 30 HP, possuindo o mesmo nome pintado em ambos os costados e o mesmo número da inscrição, pintado na popa, da embarcação a que pertence. |
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EMBARCAÇÃO DE ESPORTE E/OU RECREIO |
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Embarcação com finalidade de recreação e lazer. |
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EMBARCAÇÃO DE GRANDE PORTE |
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Também conhecida como iate, é a embarcação com comprimento igual ou superior a 24 metros. |
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EMBARCAÇÃO DE MÉDIO PORTE |
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Embarcação com comprimento inferior a 24 metros, exceto as miúdas. |
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EMBARCAÇÃO DE SOBREVIVÊNCIA |
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É o meio coletivo de abandono de embarcação ou plataforma marítima em perigo, capaz de preservar a vida de pessoas durante um certo período, enquanto aguarda socorro. São consideradas embarcações de sobrevivência as embarcações salva-vidas, as balsas salva-vidas e os botes orgânicos de abandono |
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EMBARCAÇÃO MIÚDA |
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Embarcação com comprimento inferior ou igual a 5 metros; ou com comprimento superior a 5 metros que apresentem as seguintes características: convés aberto; convés fechado, mas sem cabine habitável e sem propulsão mecânica fixa e que, caso utilizem motor de popa, este não exceda 30 HP. Considera-se cabine habitável aquela com condições de habitabilidade. |
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EPIRB |
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Aparelho emissor de sinais contínuos em determinada frequência para localização em caso de acidentes marítimos que necessitem de busca e localização. |
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ESCALA BEAUFORT |
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A escala Beaufort foi criada pelo almirante britânico Sir Francis Beaufort em 1805 e estabelece uma correlação entre a velocidade do vento e o estado do mar. |
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ESCALER |
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Pequeno barco para emergências, o mesmo que dingue. |
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ESCOVÉM |
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Abertura no costado por onde passa a amarra da âncora. |
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ESCOTILHAS |
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Abertura feita num convés para passagem de ar, luz, pessoal ou carga. |
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ESPIAS |
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Cabos de atracação do barco, podendo ser chamados de lançantes, espringues e través, dependendo do ponto de amarração na embarcação. |
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ESPRINGUES |
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De acordo com seu posicionamento em relação à embarcação as espias são denominadas de lançantes, espringues ou traveses. O espringue de proa serve para evitar que a embarcação caia a vante e o espringue de popa serve para evitar que a embarcação caia a ré. |
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ESTAIS |
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Cabos de aço que sustentam o mastro no sentido proa a popa. |
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F |
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FAINAS |
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Determinados trabalhos na embarcação que envolve a maioria da tripulação, por exemplo: fainas de atracação. |
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FERRO |
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Utilizada para fundear o barco, o mesmo que âncora |
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FILAME |
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É a porção da amarra colocada para fora do barco quando do lançamento do ferro. |
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FISHFINDER |
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